Translate this Page

Rating: 2.8/5 (517 votos)

ONLINE
1

 Freelancer / Bico 

ADMINISTRAÇÃO

Administração - Mais Categorias

ARTESANATO

Artesanato - Mais Categorias

AUTO-AJUDA E DESENVOLVIMENTO

CASA E JARDIM

CIÊNCIAS EXATAS

CIÊNCIAS HUMANAS

CONTABILIDADE

CULINÁRIA E GASTRONOMIA

DECORAÇÃO

DESIGNER GRÁFICO

DINHEIRO - FINANÇAS

DIREITO

EDUCAÇÃO

Educação e Inclusão Social Mais Categorias

ENFERMAGEM

ENTRETENIMENTO

ESPORTE

ESTÉTICA

IDIOMAS

INFORMÁTICA 

MÚSICA

MEIO AMBIENTE

MOTIVAÇÃO

NEGÓCIO

NUTRIÇÃO

PESSOAL

PROFISSIONALIZANTE

PROGRAMAÇÃO

PSICOLOGIA

RELAÇÕES HUMANAS

SAÚDE

SEGURANÇA

SEXOLOGIA E CORPORAL

WEB MASTER

 __________________________

Mais  cursos

Livros Online

C o n c u r s o s

A p o s t i l a s

L  i  v  r  o  s 

A u d i o L i v r o s

h o r o s c o p o

chat jivochat

magazine luiza

 ___________________________

adicione 
seu site

__________________________

        LINK112

__________________________


contador visitas

 


Criação de Abelhas sem Ferrão

c i m o  c u r s o s  
  

COMO CRIAR ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO CURSO A DISTÂNCIA

 

 CIMO CURSOS rápidos online 

Contato WhatsApp: 11 975087538

formulário

 Mapa do Site 

 

 

Como Criar Abelhas Nativas sem Ferrão curso a distância

 

Cimo Cursos Rápidos Online

 

Apresentação do curso

 

Como Criar Abelhas Nativas sem Ferrão curso a distância, Apicultura. A Meliponicultura é uma técnica muito nova de criação de abelhas nativas em nosso país, porém, o seu desenvolvimento cresce rápido e está trazendo ótimos rendimentos. Como Criar Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí.

 

FAÇA SUA MATRÍCULA ! Informações sobre o curso e VÍDEO 

 

As pesquisas sobre as técnicas principais de criação das abelhas nativas, se iniciaram com o objetivo de desenvolver a meliponicultura, produção comercial de mel. Isso contribuiu muito para que a criação de abelhas exóticas prosperasse grandemente em todo país, deixando a criação de nossas abelhas nativas em desvantagem. 

 

Todos cursos na área de Apicultura

MAIS OPÇÕES

 

 

Curso pela internet Planejamento e Implantação de Apiário                      Curso a distancia Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade

APICULTURA - 09 CURSOS

 

Como criar abelhas sem ferrão curso a distância, Curso de meliponicultura em sp, caixa Uberlândia, caixa maria, curso de colheita e processamento de mel,  espécies de abelhas sem ferrão, Curso para criação de abelha jatai, pólen, apiário, rainhas, manejo para produção de mel, formação e obtenção de enxames, curso de apicultura pela internet, curso a distância flora apícola, curso pela internet,  colmeia racional, Localização e instalação do meliponário, curso online, abelhas jataí manejo, curso de criação de abelhas nativas, cursos pela internet, Como Criar Abelhas Nativas sem Ferrão curso a distância,  Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão curso online, cursos a distancia, anatomia das abelhas, Curso Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí, cursos com os melhores preços, cursos online com os melhores preços.

  

Com essa decisão, também se pode obter benefício econômico, além dos ecológicos. As abelhas fazem o armazenamento do pólen e do mel, que podem ser explorados pelo homem, transformando-se em rendimento, principalmente para produtores de pequeno porte.

CursosCimo.

Curso online.

Para se escolher uma espécie de abelha para criação, deve-se seguir à norma de escolha da área de estabelecimento do meliponário. Ainda assim, o meliponicultor precisará adotar cuidados cruciais para que as colmeias permaneçam sempre em vantagens. 

Cimo Curso.

Curso pela internet.

Ao escolher as espécies que serão criadas, é indispensável dar preferência às abelhas que são nativas da área onde o meliponário está localizado, ou então vindas de regiões vizinhas ou pode ser também de ecologia compatível. Também é preciso que as abelhas sejam escolhidas conforme o propósito que se tenha, isto é, pesquisa, lazer, ornamentação ou finalidades comerciais. Para se implantar a criação de abelhas com o intuito de produção de mel, é aconselhável que o meliponicultor escolha abelhas de uma só espécie, de preferência as que sejam muitas na região, pois assim se consegue um número maior de enxames e mais agilidade na construção do meliponário.

Existem casos em que o meliponicultor selecionam mais de uma espécie para a criação, bom, isso não tem problema, pode ser feito, no entanto se faz necessária uma flora apícola apropriada. As meliponídeas são rigorosamente feitas dentro das situações ecológicas locais. Seguramente a adequação  está relacionada co m a competência dessas abelhas de, compensar resultados inadequados da consanguinidade nas regiões onde são nativas.

 

Explicações sobre as abelhas nativas sem ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí:

 

 

Abelhas Uruçu

 

O significado da palavra Uruçu, vinda do tupi "eiru su", língua indígena, é "abelha grande". Esse nome tem ligação com várias abelhas do mesmo gênero, achadas tanto no nordeste, quanto na região norte. Existem dois tipos de Uruçu no Brasil, a Uruçu amarela (Melipona rufiventris), e a Uruçu Verdadeira ou Uruçu do Nordeste (Melipona scutellaris).

Tornou-se comum usar a palavra "Uruçu" para frisar o seu tamanho corpulento (semelhante à Apis), e por produzir quantidades maiores de mel entre os meliponídeos e ainda por ser muito simples para manejar, por serem mansas.

O resultado de várias pesquisas deram conta de que a convivência da Uruçu com a mata úmida, oferece as situações convenientes para as abelhas formarem seus ninhos, e muito também, conseguirem em árvores de grande porte, tipos com floradas bem fartas, que são seus recursos de sustentação mais importantes, e ainda lugares de permanência e procriação.

A abelha Uruçu (Melipona scutellaris) tem suas preferências por tipo de flores e fazem uma seleção maior do que as abelhas africanizadas, e por essa razão acham-se em vias de extinção.

Criação de abelhas uruçu e mandaçaia sem ferrão. 

 

Abelhas Mandaçaia

 

A palavra indígena mandaçaia significa "vigia bonito" (mandá:vigia/çai:bonito), isso se explica pelo fato de se notar que no buraco de entrada da colmeia, existe sempre uma delas de plantão, presente, ou seja, a vigia. A Melipona mandaçaia é uma abelha brasileira sociável, o seu abdome tem faixas amarelas descontínuas no meio de cada sequência, o tórax e a cabeça são pretos, asas cor de ferrugem. Essa abelha também é conhecida pelos nomes de Mandaçaia-Grande, Amanaçaí, Manaçaia e Amanaçaia. Seu tamanho é de 10 a 11 mm de comprimento, estas abelhas constroem seus ninhos em árvores ocas. São ninhos feitos com boca de barro, grandes, nos seus ninhos geralmente se encontra grande quantidade de mel.

Abelha Mandaçaia como criar. 

As operárias, na colônia de Mandaçaia, desenvolvem seus ovários e, conseguem fazer postura. As posturas acontecem antes ou mesmo após a postura da rainha. Sempre que a postura das operárias é efetuada antes da postura da rainha, são consumidos por ela, e quando a postura ocorre após a postura da rainha, os ovos dão origem a zangões (machos), porque a larva do macho cresce rapidamente e come o ovo posto pela rainha. 

Mel de mandaçaia para que serve.

De maneira diferente dos Apis mellifera, os machos de Mandaçaia, fazem alguma espécie de trabalho na colônia, como desidratar néctar. Porém seu cargo mais importante é a fecundação da rainha ao longo do voo nupcial. 

Mel de mandaçaia beneficios.

 

Abelhas Jataí

 

Tem sido uma opção muito boa para os meliponicultores, a criação de abelhas Jataí (Tetragonisca angustula). A Jataí possui vários benefícios a mais que as africanizadas ou europeias, pertencentes à família Apis: pois é uma abelha um tanto rústica e por isso desenvolve uma eficiência enorme de construir ninhos em locais as vezes com grande diferença, inclusive locais urbanos.

A Jataí usa os mais diferentes lugares para nidificação. Isso faz com que possa se adaptar  também ao meio urbano, o que não acontece com muitos tipos de abelhas nativas, que fazem seus ninhos exclusivamente em ocos nos troncos de árvores. Curso online criação de abelha jatai.

Elas visitam plantas cultivadas e constroem ninhos em buracos e cavidades como em cabaças, louças quebradas, tijolos, caixas de luz, e também nos ocos de árvores vivas em lugares mais naturais ou arborizados. 

A capacidade que a Tetragonisca tem para instalar seus ninhos em diferentes lugares, e com isso adequando-se às grandes cidades, causa uma influência positiva à evolução da espécie, mesmo ocorrendo muitos desflorestamentos e constantes queimadas nas matas do Brasil.

 

Abelhas Iraí

 

O nome Iraí, vem do Tupi e o significado é (Ira:abelha, mel /  Y: rio). O "Rio do Mel", o "Rio Doce". É uma abelha indígena,  oriunda da tribo dos Trigonini, confeccionam um berço real, isto é, um lar, na margem dos favos de cria, para que possa nascer ali uma nova rainha. Fazem seus ninhos nos mais variados lugares, blocos de cimento, brechas entre pedras, tijolos vazados, e ainda em ocos de árvores, razões pelas quais se encontra muito essas abelhas em regiões urbanas. É um tipo de abelha tímida, com muita facilidade de manejo, pois é bem mansa.

A abelha Iraí tem uma conduta interessante, ela tem o trabalho de fechar a entrada da sua colonia quando a noite começa, e abri-la na manhã seguinte. Ela constrói a entrada de sua colônia com um cerume, um tubo escuro e pequeno, e ali ficam algumas abelhas guardiãs em volta do tubo. 

 

Conteúdo programático do curso Como Criar Abelhas Nativas sem Ferrão:

 

Estudo das abelhas nativas; conhecendo a anatomia das abelhas, tipos de abelha.

O mel; Como escolher as espécies; 

Colmeia racional; PNN, Caixa Uberlândia, Caixa Maria.

Os vários tipos de abelhas sem ferrão; Jataí (Tetragonisca angustula), Uruçu (Melipona scutellaris), Mandaçaia (Melipona mandacaia), Iraí (Nannotrigona testaceicornes).

Crescimento de meliponário;

Procedimentos na colheita e processamento do mel; fazer a colheita, envase e conservação, comercialização.

Os Meliponários: como escolher o local para fazer a instalação do meliponário, água potável, sombreamento, ventos, outros fatores importantes, capacidade de suporte, flora apícola.

Movimentação e manejo para produção de mel; 

Os inimigos naturais; maneiras erradas de manuseio, doenças, consanguinidade.

Investimentos para se implantar o meliponário;

Formas de alimentação artificial; tipos de alimentação.

Uso de calendário de atividades; ficha de revisão, manejo.

Procedimentos para obter enxames; como proceder transferência, como fazer captura com caixas iscas.

Como criar abelhas nativas sem ferrão curso a distancia uruçu mandaçaia jataí iraí cursos CPT online técnica de criação de abelhas nativas a meliponicultura produção comercial de mel.

 

Outros cursos na área de Apicultura: 

Curso online de  Implantação de Apiário

Curso a distância de Manejo do Apiário

Curso online de Manejo do Apiário  e Mel de Qualidade

Curso a distância de Produção de Abelhas Rainhas

Curso a distância de Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames Como Criar Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí cursos online

 

Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames curso online                          Curso a distância Processamento de Mel Puro e Composto

APICULTURA - 09 CURSOS

 

OUTRAS OPÇÕES DE CURSOS

_________________________________

AGRONEGÓCIOS - EMPREENDEDORISMO - EDUCAÇÃO - SAÚDE - TODOS CURSOS